É impossível viver abertamente como cristão no Afeganistão. Deixar o islamismo é considerado vergonhoso, e os cristãos ex-muçulmanos enfrentam terríveis consequências se a nova fé for descoberta. Eles têm que fugir do país ou serão mortos. Essa era a verdade antes da tomada do Talibã e a situação se tornou ainda mais perigosa para os cristãos este ano. O Talibã deixou claro que as leis e os hábitos islâmicos ultraconservadores estão implementados e serão mantidos. Cristãos ex-muçulmanos não têm nenhuma opção a não ser obedecê-los. 

Se a nova fé de um cristão é descoberta, sua família, clã ou tribo tem que salvar sua honra renegando o cristão ou até mesmo o matando. Isso é amplamente considerado justo. Uma alternativa é internar à força em um hospital psiquiátrico um cristão que se converteu do islamismo, já que deixar o islamismo é considerado um sinal de insanidade.  

Nós nunca permitiremos que a esperança seja silenciada. Por favor, continuem conosco. 

Sharifullah (pseudônimo), cristão secreto no Afeganistão que dedicou a vida ao cuidado do povo de Deus  


O que mudou este ano? 

A situação no Afeganistão se tornou manchete ao redor do mundo no último ano, enquanto o Talibã avançava pelo país até capturar a capital, Cabul, em 15 de agosto de 2021. Muitos afegãos fugiram do país, pois havia uma ampla expectativa de que a liberdade seria rapidamente reduzida. Embora, para cristãos, já não houvesse basicamente nenhuma liberdade para se perder. O Afeganistão foi o segundo país na Lista Mundial da Perseguição da Portas Abertas por muitos anos, e a perseguição aos cristãos permanece extrema em todas as esferas da vida pública e privada. O risco de ser descoberto aumentou já que o Talibã controla cada aspecto do governo. Isso se estende a documentação de propriedades  incluindo documentos de tropas internacionais  que pode ajudar a identificar cristãos. 

Quem persegue os cristãos no Afeganistão 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Afeganistão são: opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado, hostilidade etno-religiosa. 

Já afontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Afeganistão são: oficiais do governo, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos, grupos paramilitares, cidadãos e quadrilhas, parentes, redes criminosas.

Quem é mais vulnerável à perseguição no Afeganistão? 

Cristãos enfrentam perseguição extrema onde quer que estejam no Afeganistão. Controle e supervisão são mais rígidos em áreas rurais do que na maioria das cidades, mas espera-se que afegãos em todo o país sejam leais ao clã, à família e ao islamismo. 

Como as mulheres são perseguidas no Afeganistão? 

As mulheres cristãs no Afeganistão são altamente vulneráveis a todas as formas de abuso físico e têm pouquíssima autonomia social ou financeira. Desde a tomada do Talibã em 2021, a posição das mulheres se tornou ainda mais perigosa, e qualquer progresso feito com relação à liberdade das mulheres foi rapidamente desfeito. Casamentos forçados são comuns no Afeganistão e é amplamente aceito que o marido agrida a esposa. Se uma mulher se converte do islamismo para o cristianismo e a família não, ela provavelmente enfrentará prisão domiciliar, abuso sexual, violência, casamento forçado com um muçulmano ou até mesmo morte honrosa. Há pouca chance de conseguir justiça legal para mulheres. 

No Afeganistão, conversões ao cristianismo tendem a acontecer com toda a família, então muitas cristãs não enfrentam abuso de suas famílias. Porém, como todos os cristãos ex-muçulmanos no Afeganistão, elas manterão a fé em segredo para evitar a perseguição severa da comunidade mais ampla. 

Como os homens são perseguidos no Afeganistão? 

Homens cristãos enfrentam zombaria, prisão, torturas que levam à deficiência, ameaças, abuso sexual de colegas e possível morte por causa da fé. Eles enfrentam essa perseguição da família, da comunidade mais ampla e do Talibã. Se um membro da família é identificado como convertido, é comum que toda a família enfrente perseguição. Os convertidos do sexo masculino muitas vezes precisam encontrar fontes alternativas de renda se quiserem evitar a exposição ao não participarem de práticas religiosas comuns. Se descobertos, eles experimentarão discriminação severa das autoridades competentes. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Afeganistão? 

A Portas Abertas promove apoio espiritual por meio de campanhas de oração em favor dos cristãos secretos no Afeganistão. 


Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Afeganistão? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio a cristãos perseguidos. Doando para essa campanha, sua ajuda vai para locais onde a necessidade é mais urgente.

Pedidos de oração do Afeganistão 

  • Ore pelos cristãos secretos no Afeganistão, para que sejam protegidos da violência do Talibã. 
  • Interceda para que os líderes do Talibã defendam e preservem a vida humana e que Deus transforme o ódio em seus corações em amor. 
  • Clame para que os parceiros da Portas Abertas que apoiam os refugiados afegãos sejam cheios com graça e amor. 


Um clamor pel
o Afeganistão 

Senhor Deusnós sabemos que o Senhor chora quando vê seus filhos chorando. Sabemos que o Senhor se importa mais do que podemos expressar com a nação afegã. Por favor, Senhor, aja milagrosamente no país. Proteja seus filhos e todos os outros que enfrentam terríveis abusos de direitos humanos no país. Que essa nação se transforme de um país de desespero e crueldade em um que ressoa louvor ao seu nome. Amém.



 

Fonte: Portas Abertas 

Deixe seu Comentário