Sabe aquele encontro que deixamos para depois? Não podíamos ter deixado, hoje, não há mais tempo. O abraço que deixei de dar, a conversa com o café posto na mesa.

Estamos ficando sem tempo… o que sobrou depois do adeus?


Só quem perde alguém sabe o peso que é carregar essa cruz. A dor, a angústia, a tristeza, o luto. O processo natural da vida, o ciclo que se inicia e termina, sem aviso prévio. Estamos todos fadados a passar e presenciar este fenômeno chamado morte.

As coisas tendem a ter um início, meio e fim. Mas até que elas cheguem ao fim, o que fazemos para que este percurso possa valer a pena? Infelizmente, só conseguimos ter estes momentos reflexivos a partir do momento em que nos deparamos com ela: a morte, ao vir buscar alguém que nos é tão valioso! E ficamos assim, com a sensação de que não fomos o que podíamos ser com aquela pessoa. Você me entende?

A vida é muito curta para brigar com seu vizinho. Muito curta para discutir com seu amigo e ficarem sem se falar durante anos. Até mesmo curta para deixar de almoçar com os seus pais, para fazer qualquer outra coisa que seja.

As coisas acontecem em um instante, e quando nos damos conta, já estamos velhos e sem as pessoas que amamos ao nosso lado, e daí pensamos: Valeu a pena não ter perdoado o meu irmão e ter ficado sem falar com ele? Valeu a pena ter ficado mais tempo trabalhando e pensando em minha carreira profissional, do que jogar bola com meu filho? Valeu a pena não ter passado mais tempo com meus pais por achar que eles são chatos?

Sabe o que fica depois do adeus? Eu vou lhe contar. O que fica, são os momentos que você viveu e experienciou com as pessoas que você ama.

Nada na vida tem sentido, se você não compartilha com alguém. No final, só sobrará um punhado de itens, uma conta com números e uma vida cheia de arrependimentos.

Provavelmente, você não vai se lamentar quando estiver morrendo, por não ter conseguido ficar milionário, ou por não ter conseguido a casa que tanto sonhou… no final, você vai se lembrar das pessoas que ama, dos momentos que passou e, como poderia ter feito mais, ficado mais, ser mais presente na vida de quem ama, e de quem o amou durante vida.

A reflexão que fica é: Não esperem alguma tragédia, ou que a natureza leve naturalmente as pessoas que importam para você. Para que, no futuro, você tenha o desprazer de conviver com o “eu poderia ter feito mais, poderia ter sido um ser humano melhor e não fui”. Faça as pazes hoje… não desista das pessoas… o mundo necessita de pessoas assim, seja uma delas!

Vivemos em um mundo onde o dinheiro move tudo, onde os trabalhos, as rotinas, o trânsito e tudo à nossa volta nos estressa e nos deixam doentes. Precisamos, de certa forma, disso.

Mas resista! Seja forte, e não deixe que a rotina o engula. Talvez, não só por você, mas pelas pessoas que o amam.



Deixe seu Comentário